segunda-feira, 14 de março de 2011

BAILE À FANTASIA CEF 113

A alegria tomou conta do CEF 113 com o concurso de fantasias. Alunos e professores se envolveram.

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval
.
Nem um décimo do povo participa hoje ativamente do carnaval— ao contrário do que ocorria em sua época de ouro, do fim do século XIX até a década de 1950. Entretanto, o carnaval brasileiro ainda é considerado um dos melhores do mundo, seja pelos turistas estrangeiros como por boa parte dos brasileiros, principalmente o público jovem que não alcançou a glória do carnaval verdadeiramente popular.
Houve uma grande interação entre professores e alunos. Fantasias de todos os estilos desfilaram pela escola.
Professor Francisco “ZORRO”
A partir de 1870 as fantasias de carnaval tiveram grande importância para a festa, pois foi a forma que os foliões encontraram para dar um ar mais divertido ao carnaval.
Até 1930, as fantasias eram simples, com roupas adaptadas, tingidas, enfeitadas de forma ingênua, pois os materiais que poderiam enriquecê-las, como os tecidos, ornamentos, sapatilhas, adereços de cabeça, eram muito caros, aparecendo mais nos desfiles de escolas de samba. Nos clubes e desfiles de rua, surgiram os blocos, onde um grupo de pessoas vestia-se igual.
Alguns disfarces tornaram-se mais famosos, como caveira, odalisca, médico, morcego, malandro, super heróis, diabo, príncipe, bobo da corte, pierrô, colombina, vedete, palhaço, dentre outros.
A Professora Ana “Simpática” Flávia orientou os alunos na confecção das máscaras de carnaval.
Painel de exposição das máscaras feitas pelos alunos da 5ª série.


EXPOSIÇÃO ONESS POR MARIKO MORI

Os alunos do CEF 113 fizeram uma saída de campo para o Centro Cultural Banco do Brasil para apreciar a Exposição Oneness de Mariko Mori 



Mariko Mori é um grande nome das artes visuais no Japão com grande relevância no ocidente e expõe no Brasil pela primeira vez, nos CCBBs de Brasília, Rio e São Paulo.
Oneness apresenta obras em grandes dimensões onde a artista funde espiritualidade, fotografia e moda sob uma ótica peculiar que pretende rever e recriar um mundo repleto de referências contemporâneas.
A artista expressa os vários estados de consciências e subconsciências na WaveUfo onde os “viajantes” se ligam com a obra numa viagem de descobrimento totalmente em 3 dimensões. Os níveis de atividade cerebral são medidos e apresentados por meio de uma visualização de imagens 3D no teto da nave.
Wave UFO, uma nave espacial de mais de seis toneladas que proporciona uma gama de sensações advindas de recursos que aliam a computação gráfica, animação, ondas cerebrais, som e engenharia arquitetônica e resultam em uma obra mutável em si mesma a partir do olhar do outro.
Monitora no momento final da exposição.
Coordenador Adriano: Mais uma saída de campo extremamente proveitosa.




CINEMA VOADOR

Começou a temporada de atividades culturais do CEF 113.

É uma noite de quinta. A noite prometia chuva. Quem iria se aventurar a sair de casa e se acomodar em arquibancadas de madeira correndo o risco de se encharcar? Ninguém? Errado! Grande parte da comunidade da Quadra 113 e demais quadras apostaram na boa vontade de São Pedro. Eles estão no “Cinema voador”, projeto itinerante que leva a sétima arte às comunidades de baixa renda do Distrito Federal e entorno.

O trabalho existe há 15 anos e foi criado pelo exibidor cinematográfico José Damata. “Minha paixão pela sétima arte nasceu na infância, às margens do Rio São Francisco, em Xique-Xique, na Bahia. Lá, havia o Cine Voz do Barranco. Ninguém esquece as primeiras imagens que vê numa tela, é diferente de tudo”, recorda.

Mesmo na iminência da chuva as pessoas começaram a chegar...

O Correioweb fez uma reportagem sobre o Cinema Voador no Recanto das Emas: http://www2.correiobraziliense.com.br/euestudante/noticias.php?id=17988
A proximidade com a escola tornou o ambiente mais “familiar” aos alunos.
Pouco antes de começar a sessão as arquibancadas estavam lotadas.
Professora Ana Flávia prestigiando o Cinema Voador.

Nosso Vice-Diretor Erisvaldo, com sua filha: “Vida de Inseto é sensacional!”