quinta-feira, 22 de setembro de 2011

HOMENAGEM A ADELIA PRADO

Adélia Luzia Prado Freitas nasceu em Divinópolis, Minas Gerais, no dia 13 de dezembro de 1935, filha do ferroviário João do Prado Filho e de Ana Clotilde Corrêa. Leva uma vidinha pacata naquela cidade do interior: inicia seus estudos no Grupo Escolar Padre Matias Lobato e mora na rua Ceará.



Adélia Luzia Adélia costuma dizer que o cotidiano é a própria condição da literatura.  Morando na pequena Divinópolis, cidade com aproximadamente 200.000 habitantes, estão em sua prosa e em sua poesia temas recorrentes da vida de província, a moça que arruma a cozinha, a missa, um certo cheiro do mato, vizinhos, a gente de lá.

  Em 2000, estréia o monólogo Dona da casa, em São Paulo, adaptação de José Rubens Siqueira para Manuscritos de Felipa. A direção é de Georgette Fadel e Élida Marques interpreta Felipa. Em 2001, apresenta no Sesi Rio de Janeiro e em outras cidades, sarau onde declama poesias de seu livro Oráculos de Maio acompanhada por um quarteto de cordas.
 Em 2011 essa renomada poetiza recebe a 
homenagem dos alunos do Centro de Ensino Fundamental 113.



Aluno da Professora Cristiane recitando:
“De vez em quando Deus me tira a poesia
Olho pedra, vejo pedra mesmo.
O mundo, cheio de departamentos,
Não é a bola bonita caminhando solta no espaço”




Parabéns aos Alunos do CEF 113!


Parabéns Adélia Prado!


Parabéns professora Cristiane pela iniciativa!

2 comentários:

  1. Grande iniciativa da professora Cristiane. Isso vai ficar na memória desses alunos pra sempre. E com certeza comoveu a grande poetiza Adélia Prado.
    Parabéns!!

    É o CEF 113 rompendo fronteira rumo a cultura!!

    ResponderExcluir
  2. Quero agradecer a essa força maior que nos move: a arte, por nos proporcionar momento como esse! Eu nunca esquecerei esse dia...
    Que as sementes da poesia germinem nos corações dos meus meninos e meninas e produzam vida! Só a arte pode nos tirar da mera sobrevivÊncia!

    Aguardem o nosso sarau dia 10 de outubro!

    ResponderExcluir